top of page

ELETROENCEFALOGRAMA 

Introdução

​

    O exame chamado de eletroencefalograma ou eletroencefalografia (EEG) é um exame diagnóstico neurológico, de monitoramento não invasivo, indolor, que registra padrões elétricos da atividade elétrica do cérebro (hemisférios cerebrais-direito/esquerdo) para esclarecer as eventuais alterações, sinais e sintomas neurológicos como, por exemplo, a perda da consciência. As anormalidades são identificadas conforme o traçado das ondas cerebrais observadas no monitor do equipamento e assim são transferidas para um registro em papel das ondas elétricas cerebrais, do mesmo modo que ocorre no eletrocardiograma, o exame que documenta a atividade elétrica do coração.

   

    O exame diagnóstico do EEG é orientado pelo médico para auxiliá-lo a diagnosticar principalmente as doenças do sistema nervoso central, que comprometem o cérebro propriamente dito, como as crises convulsivas ou eplipéticas, a epilepsia, as alterações cerebrais intracranianas em pós-operatórios neurocirúrgicos, onde existam sinais de sofrimento cerebral, em traumatismos craniencefálicos, em pacientes em coma, em situações como dores de cabeça-cefaléias-enxaquecas, tumores cerebrais, alterações do ritmo do sono, distúrbios cognitivos, síndromes demenciais, em paciente com história clínica de desmaio com perda da consciência, com objetivo de investigação diagnóstica, etc. O eletroencefalograma tem a sua identificação na classificação e no acompanhamento das epilepsias como sua principal finalidade comparando-se com outras doenças.

 

    O EEG poderá ser realizado com maiores detalhes, ou seja, com mapeamento cerebral, ou um estudo durante o sono, ou por sono induzido e com fotoestimulação, metodologia muitas vezes necessária nas epilepsias, etc. O estudo eletroencefalográfico também se apresenta de extrema importância para auxiliar no diagnóstico de morte cerebral. Esse exame diagnóstico do estudo cerebral é realizado com eletrodos fixados no couro cabeludo, ou seja, por meio de sensores para captar a atividade elétrica cerebral, em pontos determinados do couro cabeludo, os quais são afixados com uma pasta com a finalidade de registrar a atividade cerebral, para mapear possíveis anormalidades neurológicas. É importante ser realizado em lugar calmo, em condições ambientais podendo ser realizado com o paciente acordado, em estado de sonolência e também durante o sono. Além disso, inclui uma fase de hiperventilação, em que o paciente precisa respirar fundo, mais rápido que o usual, por alguns minutos, e uma fase de fotoestimulação intermitente, com exposição a uma luz.

01.jpg
04.jpg

Fig: Traçado do eletroencefolograma

Os eventuais tipos de EEG:
 

     - EEG de rotina: dura cerca de 20-40 minutos, e o paciente é solicitado a realizar movimento com os olhos, exercícios respiratórios ou permanecer sobre uma luz.
 

     - EEG em sono: é realizado especialmente para investigar possíveis distúrbios do sono. Nesse exame o paciente precisa realizar durante a noite, com os eletrodos fixados no couro cabeludo. O ideal é o paciente ter um sono profundo, podendo ser solicitado que o paciente se prive de uma noite de sono antes do exame.
 

     - EEG em sono com fotoestimulação: é um exame como o anterior, e aqui são gravados em fotos ou vídeos para que o médico possa entender, por exemplo, o que acontece antes, durante e depois de uma convulsão. 
 

    - EEG com Mapeamento Cerebral: O mapeamento Cerebral, como o nome indica, cria um mapa de cores e sinais para registro da atividade cerebral em estudo.
 

    - EEG prolongado: Em  exames  com a  presença de  eventuais crises epilépticas,  o  médico  poderá  prolongar  o  EEG  por  tempo  indeterminado para avaliar com maiores detalhas esta situação.

02.jpg
03.jpg

    Em linhas gerais, não há contraindicações, riscos para a realização do exame, mas alguns pacientes podem requerer cuidados especiais. É o caso de crianças, mulheres grávidas e pacientes com epilepsia. 
    Logo após a realização do exame, as imagens são disponibilizadas para avaliação e laudo médico. 

05.jpg
Fale Conosco

Dr. João Francisco Crosera

Av. Angélica nº 2466 - Cj.33 - Higienópolis - São Paulo - SP

11. 3258-4176 | 11. 3120-5001 | 11. 99294-0496 

bottom of page