top of page

DISCOGRAFIA

   Um exame diagnóstico chamado de discografia é um exame-teste sob utilização de raios-X para avaliação radiológico-diagnóstica dos discos intervertebrais, de caráter invasivo, onde o médico cirurgião realiza uma injeção de um contraste apropriado no interior do disco intervertebral comprometido. O resultado desse exame diagnóstico tem por objetivo contribuir no diagnóstico das doenças degenerativas discais da coluna vertebral. 
   

Cãnulas para realização da biopsia

01.jpg

Fig: Exame de discografia demonstrando a presença de contraste no interior do disco intervertebral

    Esse procedimento diagnóstico é utilizado não muito frequentemente para determinar quais discos estão comprometidos, e quais são responsáveis pela sintomatologia, e assim contribuir na conduta de tratamento.
 

    O contraste torna o disco intervertebral claramente visível no filme de raios-X / no monitor - fluoroscópio, e auxilia o médico a realizar um diagnóstico mais preciso, pois um raio-X simples demonstra apenas as vértebras.
 

    Para realizar esse procedimento de investigação da doença, o paciente receberá uma medicação para ajudá-lo a relaxar, em seguida, um anestésico local. O procedimento geralmente dura cerca de 40 minutos.

Fale Conosco

Dr. João Francisco Crosera

Av. Angélica nº 2466 - Cj.33 - Higienópolis - São Paulo - SP

11. 3258-4176 | 11. 3120-5001 | 11. 99294-0496 

bottom of page