top of page

TAP TEST

    O TAP TEST é um exame neurodiagnóstico realizado por serviço especializado em líquido cefalorraqueano, onde o paciente será avaliado por uma equipe multiprofissional, formada por profissionais da área neurológica (neurocirurgião / neurologista),  patologia clínica, neuropsicologia,  e  algumas  vezes um fisioterapeuta.

 

    O exame diagnóstico conhecido  como TAP TEST, é uma investigação diagnóstica e, tem como função principal auxiliar o médico especialista na definição de um diagnóstico, e também  poderá  auxiliar  no prognóstico quando o neurocirurgião estará frente a hipótese do  diagnóstico  que  sugere  que o quadro clínico-neurológico  apresentado trata-se  de  uma  Hidrocefalia de  Pressão Normal.

   A ressonância nuclear magnética cerebral com estudo do fluxo liquórico, é um estudo da velocidade e sentido do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR), que é realizado para auxiliar na investigação diagnóstica na suspeita de alterações dinâmicas do fluxo do líquor . Esta técnica contribui para o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal (HPN).


    Quando O TAP TEST é favorável ao diagnóstico de uma Hidrocefalia de Pressão Normal, as evidências sugerem  que o paciente poderá ter a possibilidade de um melhor prognóstico quando da  possibilidade da realização do tratamento neurocirúrgico, o qual  compreende  na realização  de um procedimento chamado  de  Derivação Ventricular Peritoneal ou Atrial, com auxílio de  uma  válvula de pressão normal  para  controle da hidrocefalia de pressão normal.


    O TAP TEST consiste na realização de uma punção na região lombar da coluna vertebral, sendo realizado por um médico capacitado em laboratório de líquor. Esse procedimento, retira-se 30 à 50ml de líquor (liquido espinhal). Este procedimento colabora no diagnóstico da Hidrocefalia de pressão normal.


    Antes da coleta do líquor são realizadas 2 avaliações: uma de ordem do sistema  motor: avaliação no desempenho da marcha do paciente, e a outra avaliação compreende o chamado exame neuropsicológico. Este exame é realizado por  um um psicólogo, profissional capacitado à  este  tipo de avaliação, onde avalia-se as capacidades cognitivas (funções cognitivas: memória, perceptiva - motora e habilidade visual - construtiva). Nos dois dias subsequentes à punção liquórica lombar, as mesmas avaliações são realizadas  novamente  para um estudo comparativo, e pode  alguns profissionais adotarem estratégias  semelhantes com  o  mesmo  objetivo investigativo. O resultado é positivo quando há melhora objetiva na marcha do paciente e/ ou funções de  ordem  cognitivas. O TAP TEST tem duas funções principais:
 

  • Confirmar  o diagnóstico de Hidrocefalia de Pressão Normal;  e

  • Quando positivo, reflete um melhor prognóstico ao paciente que poderá beneficiar-se do tratamento cirúrgico com a colocação de uma válvula intracraniana.

    Quando o Tap-Test é inconclusivo ou negativo, a orientação é realizar  um novo teste após um mês. Se  pela segunda vez for negativo, mas a hipótese  clínico-neurológica, e  nos estudos  de imagem  permanecem iguais, poderá  ser discutido a conduta neurocirúrgica.

Obs : ver capítulo da Hidrocefalia de Pressão Normal.

01.jpg
01b.jpg
01c.jpg

Coleta  do líquor  lombar para realizar o teste terapêutico para o TAP TEST

 

O que é o HPN?

    A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é uma síndrome caracterizada por déficit cognitivo, com um graú de  demência, alteração da marcha e incontinência urinária associada a uma disfunção da circulação do líquor.  Esta síndrome  acomete homens e mulheres  na  terceira  idade.

 
    Quando estamos frente  a um paciente  com pelo menos 2 destes sintomas, a possibilidade  do diagnóstico é  bem elevada, e a tomografia do crânio ou a ressonância  magnética  aumentam  a hipótese diagnóstica quando observamos uma dilatação dos ventrículos cerebrais chamada  hidrocefalia. Esta  situação demonstra o  acúmulo de volume do líquor – líquido cefalorraqueano (LCR) nas cavidades cerebrais chamadas de ventrículos, que progressivamente  vai realizando um processo compressivo pressionando o cérebro, e assim  causando  alterações neurológicas. A hidrocefalia é resultante de anomalias genéticas herdadas ou por alterações neurológicas  desenvolvidas, e podem acometer  pacientes jovens vítimas por  exemplo  de traumatismo cranioencefálico. Estudos epidemiológicos estimam que  o Brasil aumentará seus  casos de  Hidrocefalia de Pressão Normal, devido ao crescimento da população idosa no país.

 
    A Hidrocefalia de Pressão Normal pode ser confundida ou até mesmo associada com a doença  de Alzheimer e Parkinson, devido à sintomas igualmente presentes  nestas  doenças. O tratamento  de   escolha para paciente  com diagnóstico de HPN, é a colocação de uma válvula  que  permita  uma  redução do volume do líquor nos  ventrículos intracranianos. Quando o resultado é positivo, ou seja, quando há melhora na capacidade de andar ou nas funções  mentais previamente  avaliadas, existe uma probabilidade maior, acima de  50%  do paciente se beneficiar do tratamento neurocirúrgico. A  HPN é uma das causas tratáveis de demência. Existe a possibilidade  de uma  reversão, mesmo que parcial, do quadro clínico com a diminuição da pressão no sistema do líquido cefalorraqueano.

 

Fale Conosco

Dr. João Francisco Crosera

Av. Angélica nº 2466 - Cj.33 - Higienópolis - São Paulo - SP

11. 3258-4176 | 11. 3120-5001 | 11. 99294-0496 

bottom of page